Wednesday, November 17, 2004

Muybridge - 1830 / 1904



Muybridge (by Timline)

Edward Muybridge foi o contribuinte mais significativo no estudo adiantado do “locomoção” humana e animal. Seus estudos e invenções extensivos foram reconhecidos por pioneiros de retratos de movimento como E. J. Marey, irmãos Lumiere, e Thomas Edison.
Muybridge nasceu em James Muggeridge em Kingston-Tamisa, Inglaterra, em 1830. Frequentou a escola em Kingston, e trabalhou em artigos de papelaria da sua família e em “papermaking” em Londres. Em San Francisco aprendeu a fotografia do daguerreotipistat Silas Selleck em 1860 e trabalhou para Carleton E. Watkins, fotógrafos da costa ocidental. Fez exames fotográficos para a firma de Thomas Houseworth e trabalhou para o Departamento de Guerra dos Estados Unidos onde documentou áreas da costa ocidental.
Muybridge ganhou primeiramente o reconhecimento em 1867 através de uma série de vistas dramáticas de Yosemite. No ano seguinte, era o fotógrafo oficial com a presença militar americana no Alasca. Fez exame sobre 2000 fotografias do oeste americano entre 1868 e 1873.
Em 1872 Muybridge foi convidado por Leland Stanford para estudar a posição das patas de um cavalo a trotar. Usando o obturador mais rápido disponível de então, Muybridge podia fornecer somente uma imagem fraca. Foram os cinco anos mais bem sucedidos. Mais tarde, empregando uma bateria de câmaras com os obturadores mecanicamente estudados, mostrou claramente os estágios do movimento do cavalo : na velocidade superior, um cavalo a trotar teve todos as quatro patas fora da terra simultaneamente, e numa configuração diferente daquela de um cavalo a galopar.
Entretanto entre estes dois estudos, Muybridge fotografou ruínas e a vida da América Central. Saiu dos Estados Unidos após ter morto o amante da sua esposa Acquitted. Não voltou mais aos Estados Unidos até 1877.
Muybridge concentrou seus esforços em estudos do movimento de animais e de modelos do ser humano. Seu trabalho na fotografia de série conduziu-o logo à invenção do "zoopraxiscópio," uma máquina de filmar primitiva que recreou o movimento mostrando fotografias individuais na sucessão rápida. Esta máquina foi guardada confidencialmente na América até 1879, ano em que apareceu ao público em geral. Na Europa nos dois anos seguintes Muybridge demonstrou e leccionou o seu trabalho na Instituição Real e na Academia Real de Londres e seguidamente em cidades americanas em 1883.