Friday, November 19, 2004

Ensinar Fotografia

Ensaio

Saio de manhã cedo para me dirigir à escola onde dou aulas de fotografia. Faça chuva ou faça sol, este é um dos meus afazeres dedicado a esta arte. Falo de fotografia de manhã à noite e faço passar tudo aquilo que aprendi, que vou aprendendo e que sei, para os meus alunos ... são eles, talvez, quem mais em mim confiam e depositam toda a esperança de poderem vir a ser, pelo menos, tão sabedores quanto eu! Não, não estou a farolar. Esta é a verdade de quem fez a aposta, também, no ensino – ser honesto para comigo e para com os alunos ...
Preguiçosos? Também os tenho e de que maneira! Se poderem ultrapassar as regras da física e da química fotográfica, aí vão eles lançados que nem um tornado ... mas, rapidamente chegam à conclusão que, sem método, conhecimentos e respeito pelas regras e sobretudo por Fox Talbot, não chegam lá ... Não os critico. Eu fui assim mas, precisamente porque assim fui e porque eles também sabem que "todos" fomos mais ou menos assim, consigo mostrando o que está certo e bem feito, levá-los ao caminho da realização de uma boa prova fotográfica. Afinal gostam ou não de fotografia?
Fox Talbot! Não sabem quem foi? Não, não acredito, pois fiquem sabendo que foi o inventor inglês do primeiro processo fotográfico negativo / positivo, chamado calótipo. Claro que houve algumas “guerras” devido a quem descobriu isto ou aquilo, nomeadamente com Niépce e Daguerre, sendo este considerado o introdutor do daguerrótipo em Paris, o primeiro processo de fotografia comercial.